Constantemente, circulam matérias que mencionam os avanços do Empreendedorismo no Brasil. Muitas pessoas estão dando certo, mas tem também pessoas fracassando. O importante mesmo é analisar profundamente se você tem as habilidades necessárias para exercer múltiplas atividades. Obviamente que você não precisa ser especialista em tudo, entretanto, algumas são primordiais.
Inicialmente, você deve se perguntar se está realmente preparado para assumir este compromisso. Abrir mão de finais de semana, o convívio com familiares e amigos, além de possíveis fracassos em relação ao empreendimento. Empreender pode parecer fácil, mas, na verdade, é bem complexo. É preciso ter coragem, disciplina, saber administrar o dinheiro, saber lidar e liderar pessoas.
Convém antes de abrir seu próprio negócio, verificar, caso você ainda tenha um emprego fixo, a possibilidade de conciliar inicialmente as duas atividades. É importante escolher um nicho, e desenvolver algo que traga soluções para problemas dos potenciais clientes, como fazer a divulgação, encantar o seu cliente, dentre outras ações.
Feito isso, é preciso se aprofundar, se dedicar, estudar várias possibilidades, inclusive, a de fracassar. Empreender requer sacrifícios, muita inteligência emocional, visão, coragem e competência.
Seguem algumas dicas pontuais:
Faça também um bom plano de negócios, mas caso você já tenha começado e esteja sentindo alguma dificuldade, não hesite em pedir ajuda, saia e pesquise, pergunte, vá em busca de respostas. Empreender é bom, faz com que você saia daquela zona de conforto tão idolatrada por alguns, mas isso não pode ser maior que os sonhos que você tanto quer realizar.
Não tenha medo de errar, correr riscos e fracassar. Tombos são necessários para fortalecer, levantar e seguir em frente!
Deixe nos comentários o que você gostaria de empreender.