A que horas você se levanta? Em que momento organiza sua lista de afazeres? E quando lê os e-mails do dia? Se você não consegue responder prontamente a essas perguntas, é hora de se organizar, criar uma rotina e estabelecer rituais diários. Com eles, é possível atingir o máximo daprodutividade no trabalho, sentir controle sobre o tempo e manter conexão com os objetivos.
Segundo cientistas, diante de informações complexas, o cérebro procura por tarefas repetitivas que possam ser colocadas no piloto automático. É por isso que, de acordo com pesquisadores da Universidade de Duke (EUA), até 40% das ações diárias são fortemente alimentadas pelos hábitos que desenvolvemos ao longo do tempo.
A seguir, confira 3 dicas baseadas na reportagem do site Fast Company para melhorar sua rotina e produtividade:
1. Observe o que funciona para você
O fato de o CEO de alguma grande empresa acordar todo dia às 3h45 da manhã não significa que você deva fazer o mesmo para ter sucesso. O segredo é saber observar o que funciona melhor para a sua realidade.
Isso significa compreender os fluxos do seu próprio corpo e respeitar os horários em que você está mais ativo. Não adianta, por exemplo, querer trabalhar sempre até meia-noite se você é mais produtivo durante as manhãs.
2. Proteja seu tempo
Reuniões, telefonemas, distrações, redes sociais… tudo isso rouba tempo, tira o foco e diminui a produtividade. Perceba em que momento do dia você costuma estar mais tranquilo e ser menos interrompido. Deixe as tarefas que requerem mais atenção e cuidado reservadas para essas horas.
3. Conheça seus rituais
Rituais são comportamentos repetidos (e completamente pessoais) que fazem parte da rotina e ajudam a driblar a desatenção. Pode ser um passeio rápido, tomar uma xícara de café ou meditar por alguns minutos, por exemplo.
A ação em si não importa tanto. O principal é o que ela simboliza: que você terminou uma tarefa ou parte do dia e que está pronto para passar para a próxima. Pesquisas indicam que rituais ajudam no autocontrole e aliviam tensão, ansiedade e estresse.