Todo ano, na reta final da entrega da declaração do Imposto de Renda, os escritórios de contabilidade trabalham em regime de hora extra para atender os clientes.
Este ano, a pandemia mudou tudo. Primeiro porque o prazo final para a entrega da declaração foi estendido. Os contribuintes ganharam mais dois meses.
Mas se o prazo aumentou, o tempo de serviço nos escritórios de contabilidade diminuiu. Desde o último dia 16, os prestadores de serviço só podem atender de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Com tolerância de meia hora antes do horário de abertura.
E justamente agora, quando se acumula o trabalho. Resultado: corrida contra o tempo.
E além da preocupação de dar conta do recado, os contadores estão preocupados também com os clientes que sumiram.
Por causa da pandemia, muitos contribuintes ainda não apareceram para dar início à declaração, diz o contabilista Glicério Rampazzo.[ouça no áudio acima]
No escritório, trabalho acelerado. O home office não funciona porque o sistema de computadores é interligado, e as informações precisam ser compartilhadas a todo momento.[ouça no áudio acima]
Pelo jeito o dono do escritório vai ter que fazer serão, mas sozinho.[ouça no áudio acima]
Segundo a Receita Federal, foram entregues até o final desse domingo, 84.796 declarações de 103.600 esperadas. Faltam 18% das declarações previstas.