Notícias

Confira como contadores podem conseguir clientes para o Imposto de Renda

O período de IR é um dos mais movimentados para os profissionais contábeis, por isso veja como conseguir clientes.

O período de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) é um dos mais movimentados no campo profissional do contador, tornando os meses de março e maio agitados para os profissionais e escritórios especializados.

Pensando nisso, para aquele contador que deseja conseguir e aumentar a sua cartela de clientes, confira os principais tópicos para encontrar seu espaço na área.

Quanto cobrar para fazer a declaração do IR?

O valor para o serviço de declaração do IR feito por contadores pode variar em uma média de R$ 100 a R$ 500, de acordo com a região do país, a formação do profissional e o perfil do declarante, ou seja, contribuintes com casos mais simples ou complexos.

Por isso, ao longo dos meses de março, abril e maio, prestar o serviço de declaração do IR é uma ótima forma de faturar um dinheiro extra e também conquistar novos clientes para o ano todo.

Como conseguir clientes?

Realizar um bom trabalho com os clientes que o contador já possui é fundamental, afinal, eles poderão recomendar seu serviço para pessoas conhecidas.

Logo, é importante que o contador não esqueça de manter o comprometimento com quem já está com você.

Agora, para conseguir novos cliente para o Imposto de Renda, algumas dicas podem ajudar, veja:

Não extrapole o número de clientes que consegue atender

Antes de mais nada, é importante frisar que o contador deve aceitar somente clientes que será capaz de atender. Isso porque não atender satisfatoriamente ou fazer alguma coisa errada por entregar um serviço correndo pode destruir sua reputação profissional.

Apesar de parecer tentador aproveitar o período para aumentar a renda e a carteira de clientes, é importante focar na qualidade do serviço prestado para que esses clientes voltem.

Uma boa opção aqui é ter profissionais parceiros que o contador indique e que vão indicá-lo de volta quando estiverem sobrecarregados.

Mantenha bons relacionamentos profissionais, contador

Mesmo que o contador atenda sozinho ou trabalhe para uma empresa de contabilidade com associados, manter bons relacionamentos profissionais pode ajudar a conseguir mais clientes.

Isso porque, mesmo que outro contador seja um concorrente, de certa forma, é possível que um de vocês seja especializado em determinada área e possa ter um intercâmbio de possíveis clientes.

Além disso, o contador pode participar de eventos, treinamentos e espaços para fomentar sua rede de relacionamentos

Divulgue seus serviços

Clientes para Imposto de Renda que precisam encontrar um contador vão pesquisar na internet e entre pessoas conhecidas, basicamente. Por isso, é importante que você esteja presente nos espaços possíveis.

Aplicativos de prestadores de serviços, redes sociais e até mesmo um site próprio podem ser uma porta de entrada para novos clientes, quando bem utilizados.

Para isso, talvez seja necessário investir dinheiro em marketing digital ou ferramentas estratégicas.

Avalie suas possibilidades, mas tenha cuidado para não entrar em ciladas por preço baixo! Conte com apoio de profissionais qualificados e com certeza os resultados virão.

Como oferecer serviço de declaração de Imposto de Renda?

Entender o contexto da sua região é necessário.

Assim, se o contador mora em uma cidade menor, com menos gente conectada, por exemplo, de nada adianta fazer um site lindo com vários anúncios.

Dessa forma, tenha foco no público que deseja atrair, seja em uma região, seja um nicho, seja um grupo específico.

Outro ponto é se atentar aos prazos para a declaração do Imposto de Renda, são dois meses intensos e muitas pessoas deixam para a última hora.

Portanto, se o contador quer conseguir clientes para Imposto de Renda 2023, ainda dá tempo de alcançar essas pessoas:

  • Movimente suas redes sociais e site profissional;
  • Comunique-se bem com seus clientes atuais e peça, de forma sutil, por recomendações online e indicações para pessoas conhecidas;
  • Teste aplicativos de prestação de serviços e avalie se o investimento vale a pena.

Com informações do Gran Cursos Online